top of page

Ishikawa recomenda leitura atenta da nova NR-18

Vice-presidente do SindusCon-SP lembra que as empresas devem realizar adaptações até 2 de agosto


Ao abrir uma palestra sobre a nova Norma Regulamentadora (NR) 18 – Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil, Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, aconselhou a leitura atenta deste regramento que entrará em vigor em 2 de agosto. “Verifiquem o que vocês devem adaptar nas empresas para atendê-la”, enfatizou.

“A nova norma regulamentadora está bem mais objetiva e enxuta. Tive a satisfação de participar diretamente das negociações entre as entidades das empresas do setor, dos trabalhadores e do governo, que resultaram no novo texto da norm


a”, relatou durante um treinamento a empresas do Programa Enfrentar – Construção Civil, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o apoio do SindusCon-SP, em 10 de junho.

“Nossa preocupação foi tornar a NR 18 menos complexa, sem nenhum prejuízo para a máxima segurança dos trabalhadores Para isso, a norma agora é orientativa. Ela diz o quê deve ser feito, deixando a cargo de cada empresa o como fazê-lo. Isso dá mais liberdade às empresas, mas traz também mais responsabilidade aos seus técnicos e engenheiros de segurança.”

Ishikawa, também presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), recomendou consultar as reportagens que saíram nos sites do SindusCon-SP e daquela entidade a respeito do novo texto. Informou ainda que o Seconci-SP oferece às empresas orientação e treinamentos para atender as exigências desta e de outras normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).


Fonte: https://sindusconsp.com.br/ishikawa-recomenda-leitura-atenta-da-nova-nr-18/



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page